Mestrado em Qualidade Alimentar e Saúde

Qualidade da Água para consumo humano

O aluno terá de saber discutir os problemas da água relacionadas com as diferentes matrizes (água superficial, água subterrânea e água de consumo humano) e deverá saber seleccionar a metodologia mais adequada para cada parâmetro de qualidade da água de acordo com as diferentes matrizes. O conhecimento dos efeitos adversos de cada substância ou microrganismo deverá estar presente na avaliação de um boletim de análise de água. O controlo de qualidade e validação de resultados são ferramentas analíticas que o aluno deverá dominar.

Legislação nacional e comunitária que regulamentam a qualidade da água para consumo humano. Classificação das águas e seu aproveitamento para a produção de águas para consumo humano. Tratamento da água para consumo humano.
Protocolos de amostragem e conservação de amostras para processamento analítico.
Qualidade da água: usos da água em função da sua qualidade, parâmetros de qualidade de águas para consumo humano, normas para a avaliação da qualidade da água, expressão dos resultados e classificação dos parâmetros de qualidade em grupos. Principais xenobióticos veiculados pela água. Desreguladores endócrinos.
Controlo dos resultados de uma análise de água.
Doenças gastrointestinais ou outras doenças oriundas da água e casos directamente ligados à água de abastecimento.
Água para a preparação de produtos alimentares.
Programa laboratorial: Análise de águas para consumo humano.