Mestrado em Qualidade Alimentar e Saúde

Processos Tecnológicos e Sistemas da Qualidade nas Indústrias

ECTS

5

Objetivos

A unidade curricular tem como objectivo principal a caracterização sumária dos processos tecnológicos mais correntes nas principais indústrias de alimentos: indústrias das carnes, pescado, lacticínios, hortofrutícolas, cereais, bebidas, oleaginosas e de refeições pré-cozinhadas.
Tendo em vista o largo leque de formação dos mestrandos, são abordadas teoricamente noções gerais, com vista a uma uniformização de conhecimentos. O ensino prático destina-se a ilustrar os assuntos estudados na componente teórica com aplicação a situações e problemas no âmbito dos processos tecnológicos dos alimentos. A unidade curricular visa através de um estudo das diferentes tecnologias de processamento, proporcionar aos estudantes a aquisição de competências sobre diferentes processos utilizados nas indústrias das carnes, pescado, lecticinios, cereais, bebidas, oleaginosas.

Conteúdos Programáticos

Aditivos Alimentares utilizados nos processos tecnológicos.
Caracterização sumária dos processos tecnológicos mais correntes nas principais indústrias de alimentos: carnes, pescado, lacticínios, hortofrutícolas, cereais, bebidas, oleaginosas e de refeições pré-cozinhadas.

Partilhar