Mestrado em Qualidade Alimentar e Saúde

Metodologias Analíticas Avançadas

ECTS

4

Objetivos

Nesta unidade curricular pretende-se que os alunos adquiram competências em métodos de análise que não estão implementados por rotina em laboratórios de análise química, física e microbiológica de alimentos. Estas metodologias vão ilustrar aplicações no âmbito do controlo de qualidade (legal,nutricional, sensorial), rastreabilidade e ainda segurança alimentar (utilização de nanomateriais por exemplo), bem como técnicas a usar no estudo da contribuição dos compostos para a saúde, nomeadamente em áreas como a metabolómica dos microcomponentes, proteómica e avaliação da biodisponibilidade.

Conteúdos Programáticos

Técnicas de preparação de amostras: utilização de colunas de imunoafinidade, método QUECHERS, microextracção em fase sólida, extracção sorptiva com barra de agitação, metodologias “verdes” (fluídos pressurizados, extracção supercrítica) inprinting.
Técnicas espectroscópicas: NIR, FTIR-ATR, RAMAN, NMR, quimioluminescência.
Técnicas separativas de cromatografia líquida (LC, LC x LC), nomeadamente HILIC (hydrophilic interaction liquid chromatography), nanoLC.
Técnicas separativas de cromatografia gasosa (GC, GC x GC). Técnicas de electroforese capilar.
Espectrometria de massa: fontes de ionização, analisadores. Novas abordagens: MS imaging, Ion mobility. Técnicas hifenadas: LC-MS/MS, LC-NMR, GC-MS e GC-MS/MS, CE-MS;.
Técnicas biológicas: PCR na detecção da autenticidade, biosensores, imunoensaios. A importância da bioinformática no tratamento de dados obtidos na “Foodomics”.

Partilhar