Mestrado em Qualidade Alimentar e Saúde

Alimentos Geneticamente Modificados

ECTS

4

Objetivos

A unidade curricular tem como objectivo principal a definição, produção, identificação, caracterização, validação e importância a nível mundial dos alimentos geneticamente modificados.
Tendo em vista o largo leque de formação dos mestrandos, são abordadas teoricamente noções gerais, com vista a uma uniformização de conhecimentos. O ensino prático destina-se a ilustrar os assuntos estudados na componente teórica com aplicação a situações e problemas no âmbito dos alimentos geneticamente. A unidade curricular visa através de um estudo dos alimentos geneticamente modificados, proporcionar aos estudantes a aquisição de competências sobre as diferentes técnicas de produção, identificação e validação de alimentos geneticamente modificados.

Conteúdos Programáticos

Alimentos geneticamente modificados (AGM): Definição. História. Importância a nível mundial. Melhoramento clássico. Novas tecnologias de produção. Modificação genética. Tecnologia do DNA recombinante. Obtenção de plantas geneticamente modificadas.
Melhoramento de características agronómicas. Melhoramento das qualidades nutritivas. Plantas como biorreactores. Desenvolvimento da tecnologia dos AGM no futuro.
Alimentos geneticamente modificados e sua detecção. Validação dos métodos.

Partilhar