Mestrado em Engenharia Farmacêutica

Projeto de Instalações Farmacêuticas I

Elaboração do projecto de uma unidade de produção de fármacos, integrando conhecimentos obtidos nas disciplinas do elenco curricular do Mestrado em Engenharia Farmacêutica.
Familiarizar os alunos com as metodologias de projecto industrial. Proporcionar uma visão integrada do funcionamento simultâneo de sub-unidades do processo, quer em estado estacionário, quer no arranque ou paragem de uma das sub-unidades. Conferir competências para o exercício prático das funções de Engenharia Farmacêutica, nomeadamente as de projecto de unidades farmacêuticas, através de conhecimentos complementares leccionados.

Elaboração de um projecto de uma unidade de produção de indústria farmacêutica, baseado nos dados de mercado obtidos na disciplina de Engenharia Farmacêutica. Definição do processo de fabrico, de acordo com as formulações relevantes. Elaboração Balanços de Massa e de Energia respeitantes às peças de equipamento principais. Elaboração de um Diagrama de Processo (PFD).
Elaboração de Folhas de Especificação e escolha do equipamento base. Análise da viabilidade económica do investimento.