Mestrado em Engenharia Farmacêutica

Biotecnologia Farmacêutica e Bioengenharia

ECTS

6

Objetivos

Módulo I - Engenharia Genética, Genómica Funcional e Bioinformática
Aprendizagem dos fundamentos e das abordagens experimentais e computacionais da tecnologia do DNA recombinado e de outros métodos moleculares e suas aplicações, nomeadamente as inerentes à era pósgenómica, numa perspectiva interdisciplinar e com. ênfase na Indústria Farmacêutica.
Módulo II - Biotecnologia e Bioengenharia. Proporcionar ao aluno a aquisição e aplicação de conhecimentos sobre a produção de fármacos por via biotecnológica; evidenciar o papel destes fármacos, das fontes de obtenção, à produção propriamente dita. Para atingir estes objectivos fornece ao aluno um conjunto de princípios e conceitos fundamentais sobre culturas celulares e de tecidos, biorreactores, vias de obtenção de biofarmacos, da Bioengenharia à Biomedicina.

Conteúdos Programáticos

Mód. I-Engenharia Genética, Genómica Funcional e Bioinformática.
Tecnologia do DNA recombinado. PCR. Hibridação de Southern.Sequenciação de DNA. Genotipagem.Análise da regulação da expressão genética: fusões com gene reporter, hibridação de Northern e RT-PCR.Eliminação ou mutação de genes; mutagénese dirigida.Sequenciação e anotação de genomas. Bases de dados e ferramentas Bioinformáticas.Genómica funcional. Análise do transcritoma e proteoma.Aplicações com interesse na Indústria Farmacêutica.

Mód.II-Bioengenharia, Biofármacos & Biomedicina
Biocatalisadores:Enzimas e células. Cinética e energética de crescimento. Engenharia de proteínas. Reactores biológicos: geometria e modos de operação. Projecto  e modelação de fermentadores. Biossíntese de fármacos. Processos de produção, separação, purificação e validação de biofármacos.Anticorpos monoclonais (terapêuticos e de diagnóstico).Vacinas.Terapia celular e génica.Materiais biocompatíveis. Vectores virais. Aplicações.

Partilhar