Mestrado em Ciências Biofarmacêuticas

Canais e Transportadores Membranares

ECTS

4

Objetivos

As membranas biológicas são essenciais para a função da célula. As disfunções da estrutura da membrana, da função de proteínas transportadoras e de processos de compartimentação intracelular têm consequências graves para a função dos de células e órgãos e têm sido associadas a patologias várias.

Esta Unidade Curricular tem como objetivo aprofundar o conhecimento sobre a estrutura e função e das membranas biológicas e proteínas de transporte que são atualmente biomarcadores e alvos terapêuticos, essenciais para o desenvolvimento de novos métodos de diagnóstico, estratégias terapêuticas e desenho de novos fármacos para o tratamento de patologias relacionadas com disfunção de proteínas membranares.

Conteúdos Programáticos

Os temas abordados nas aulas teóricas incluem:
Biomembranas: estrutura e composição. Bases biofísicas do transporte membranar; Transdução químio-osmótica e sistemas de translocação - transportadores e sistemas dissipadores de co- ou contra-transporte, canais e sistemas de transporte ativo (bombas).
Transportadores ABC e resistência a múltiplos medicamentos.
Transporte transepitelial: o rim como órgão osmoregulador; absorção intestinal de nutrientes e captação de fármacos.

Nas aulas práticas serão abordadas metodologias várias para aceder a diferentes sistemas de transporte (canais iónicos, de água e pequenas moléculas, transportadores de nutrientes e de fármacos, bomba de Na/K) e sua cinética adaptada a tecidos ou células onde se encontrem expressos. Será dado ênfase a métodos de avaliação do efeito de fármacos (inibidores, ativadores) sobre estes sistemas de transporte.

Partilhar