Mestrado em Ciências Biofarmacêuticas

Regulação Genética de Eucariotas

ECTS

4

Objetivos

Esta Unidade Curricular tem como principal objectivo contribuir para que os alunos adquiram conhecimentos científicos actuais, no âmbito da regulação da expressão dos genes nos eucariotas, ao mesmo tempo que desenvolvem as suas capacidades de análise crítica de resultados.

No final desta UC, o aluno deverá ter um conhecimento consolidado da estrutura e função dos genes eucarióticos, bem como do grau de especialização e de complexidade envolvidas na regulação da expressão genética.

Deverá ser capaz de sugerir/descrever soluções para a resolução de problemas teóricos e experimentais relacionados com os temas abordados bem como avaliar criticamente resultados de investigação experimental e publicações científicas relativas à regulação genética.

Conteúdos Programáticos

Esta UC dedica-se ao estudo dos mecanismos moleculares que regulam a expressão dos genes nos eucariotas, a par da análise global do genoma, dando particular ênfase à transcrição e ao papel dos factores de transcrição, reguladores específicos da expressão dos genes, como possíveis alvos terapêuticos. A inter-relação entre a maquinaria da
transcrição e a cromatina será abordada, com base na epigenética, como um nível adicional do controlo da transcrição, evidenciando o papel dos mecanismos epigenéticos, tanto no normal desenvolvimento, como na patogénese de diversas doenças. A regulação da expressão dos genes pelos RNAs não codificantes será também abordada.

Ensino Teórico

Os temas apresentados nas aulas teóricas abordam o estado actual do conhecimento da regulação genética de eucariotas, aspectos teóricos da metodologia e questões mais amplas sobre estratégias de investigação experimental dos mecanismos moleculares da regulação da expressão genética.

Ensino Prático

Nas aulas práticas têm como objectivo proporcionar ao aluno a discussão crítica dos conhecimentos teóricos adquiridos, com recurso a seminários, o que lhe permitirá enquadrar o conhecimento adquirido nas mais diversas aplicações.

Ensino Laboratorial

A componente laboratorial inclui a realização de experiências e técnicas de ponta em biologia molecular no âmbito do conteúdo programático, nomeadamente ensaios de transfecção/transactivação e PCR em tempo real.

Partilhar