Mestrado em Ciências Biofarmacêuticas

Genética Molecular Bacteriana

ECTS

4

Objetivos

O objectivo deste módulo teórico/laboratorial consiste em fornecer aos alunos os conceitos e as ferramentas básicas da análise genética molecular e da tecnologia do DNA recombinante de modo a que possam aplicá-los na identificação de genes cujos produtos estejam envolvidos em funções bacterianas relevantes (Biogénese da parede, virulência e resistência aos antibióticos) bem como na determinação da contribuição de cada um deles para essas funções. Os conhecimentos adquiridos contribuem para uma sólida formação e aquisição de competências nas áreas Biotecnológicas e Biofarmacêuticas.

Conteúdos Programáticos

Programa teórico:
Breve história da genética molecular bacteriana. A importância dos elementos genéticos móveis na transferência horizontal de genes; bacteriófagos, plasmídeos e transposões: sua estrutura e propriedades. Tecnologia do DNA recombinante, importância dos vectores de clonagem e expressão génica; recombineering.
Controlo da transcrição em bactérias. Genómica bacteriana: aplicação das ferramentas bioinformáticas na identificação, análise e previsão da função de genes. Transposição mutagénica. Exemplos de análises genéticas moleculares: identificação e regulação de factores de virulência; biogénese da parede bacteriana; resistência aos antibióticos. Aplicações na pesquisa e identificação de novos alvos terapêuticos.
Programa laboratorial: As aulas laboratoriais são temáticas. Os modelos de estudo são escolhidos de entre os temas de investigação a decorrer na unidade. Isolamento e análise de mutantes; clonagem e expressão de genes; recombineering; análise funcional de genes.

Partilhar