Mestrado em Ciências Biofarmacêuticas

Desenvolvimento e Organização do Sistema Nervoso

Os alunos deverão apreender os conceitos chave sobre a estrutura e os processos fundamentais que governam a formação, o desenvolvimento e o funcionamento normal do sistema nervoso. Os estudantes irão adquirir conhecimentos de modo a entender a organização dos diversos tipos de células nervosas, sua inter-relação e interação, como forma de compreender a resposta do organismo a estímulos diversos, essenciais para a compreensão dos mecanismos da doença do sistema nervoso. O conhecimento adquirido irá fornecer aos alunos aptidões para entender e reconhecer as várias fases de suscetibilidade do sistema nervoso a alterações do neurodesenvolvimento ou neurodegenerativas a desenvolver nos módulos posteriores relacionados com as neurociências e os alvos celulares da neurofarmacologia.

Neurogénese: neurulação, formação do tubo neural, diferenciação e diversificação celulares, linhagens e dependência genética, migração neuronal. Células estaminais neurais: embrionárias e adultas.
Anatomia do Sistema Nervoso Central (SNC): divisões e subdivisões; estrutura geral do encéfalo e medula espinhal; meninges e ventrículos. Histologia do SNC: tipos celulares, sua estrutura e funcionalidade.
Neurónios: estrutura e função; corpo celular e neurites; classificação morfológica e funcional; compartimentos e domínios funcionais, síntese proteica. Citoesqueleto, neuropéptidos, neurotransmissores clássicos e não convencionais; transporte axonal, proteínas motoras. Estrutura e função das células gliais: astrócitos, oligodendrócitos, micróglia e células ependimárias.
Organização dos tecidos nervosos centrais.