VI CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO E ATUALIZAÇÃO EM ANÁLISES CLÍNICAS E GENÉTICA HUMANA- LABORATÓRIO DE HEMATOLOGIA: CITOMORFOLOGIA DAS HEMATOPATIAS

Objetivo

Os cursos pós-graduados de atualização em Análises Clínicas e genética humana pretendem aproximar a academia e a ciência ao exercício quotidiano da profissão, proporcionando aos participantes uma aprendizagem nas diferentes valências das análises clínicas e da genética humana, tais como a hematologia, a bioquímica, a microbiologia, a imunologia, a biologia molecular e a genética humana, entre outras. Poderão conter componentes teóricas, teórico-práticas e laboratoriais, podendo ser presenciais, “online”, ou mistas. Estas formações, deverão permitir a aquisição de conhecimentos teóricos e laboratoriais, incluir apresentações de casos clínicos e espaços de discussão onde os profissionais possam trocar opiniões, expor problemas e tirar dúvidas, relacionadas com as matérias em estudo. Deverão ser multidisciplinares e poderão abordar as diferentes áreas que integram o diagnóstico clínico e laboratorial e, também, as abordagens terapêuticas mais relacionadas com cada um dos temas. Para o efeito, será utilizada a tecnologia adequada a cada caso específico.
Os cursos são realizados com a colaboração do Colégio da Especialidade em Análises Clínicas e Genética Humana da Ordem dos Farmacêuticos (CEACGH-OF) e o apoio de diferentes instituições publicas e privadas, de sociedades científicas e profissionais. São creditados pela Ordem dos Farmacêuticos ou têm o seu patrocínio científico.

Coordenação geral:
Leonor Correia (FFUL e CEACGH-OF)

Organização:
Adelaide Fernandes (FFUL e Imed.UL)

Destinatários

Profissionais de saúde das áreas de ciências farmacêuticas e, também, de medicina e outras profissões relacionadas com o diagnóstico e a saúde pública, interessados em melhorar o seu desempenho nestas matérias.

Local do Curso: Faculdade de Farmácia de Farmácia da Universidade de Lisboa

Sábado – 05/11/2022
Manhã
9:00-9:30 – Receção dos participantes. Entrega de documentação.

9:30-10:00 – Abertura do curso e apresentação.
Prof. Leonor Correia; Prof. Adelaide Fernandes e Dra. Margarida Silveira

10:00-10:15- Coloração de esfregaços: tecnologia e artefactos
Dr. André Quelhas (Beckman)

10:15-11:00 – Alterações morfológicas dos eritrócitos.
Dra. Inês Reis (Lumilabo)
Café 11:00-11:30- Café

LABORATÓRIO DE HEMATOLOGIA

11:30-13:00- Patologia dos eritrócitos. Observação de esfregaços de sangue periférico com diferentes tipos de anemias. Hemoglobinopatias e poliglobulias.
Prof. Adelaide Fernandes; Dra. Inês Reis; Dra. Felisbela Abreu; Dra Filipa Fernandes

13:00-14:30 Almoço

Tarde

14:30-15:00 – Patologia leucocitária não maligna. Reação leucoeritroblástica.
Prof. Adelaide Fernandes (FFUL/ iMed.ULisboa)

LABORATÓRIO DE HEMATOLOGIA

15:00-16:00 – Patologia não maligna dos leucocitos. Observação de esfregaços de sangue periférico com diferentes tipos de leucocitopatias (reação leucemoide neutrofílica, MNI, SIDA, COVID19). Execução de fórmulas leucocitárias.
Prof. Adelaide Fernandes; Dra Filipa Fernandes; Dra Inês Reis; Dra. Felisbela Abreu;

16:00-17:00 – Leucemias agudas mieloides e neoplasias mieloproliferativas
Dra. Marta Manaças (HSM)

17:00-17:30 – Café

LABORATÓRIO DE HEMATOLOGIA

17:30-19:00 – Patologia mieloide maligna. Observação de esfregaços de sangue periférico com diferentes tipos de leucemias agudas e de neoplasias mieloproliferativas. Execução de fórmulas leucocitárias.
Prof. Adelaide Fernandes; Dra Filipa Fernandes; Dra. Marta Manaças; Dra Inês Reis e Dra. Felisbela Abreu

Domingo – 06/11/2022

9:00- 10:00 – Leucemias linfoides agudas e crónicas. Discrasias plasmocitárias.
Dra. Filipa Fernandes (HSM/ SYNLAB)

10:00-10:30 – Café

LABORATÓRIO DE HEMATOLOGIA

10:30-12:30 – Patologia linfoide maligna. Observação de esfregaços de sangue periférico com diferentes tipos de leucemias agudas e cronicas. Linfomas e mielomas. Execução de fórmulas leucocitárias.
Prof. Adelaide Fernandes; Dra Filipa Fernandes; Dra Inês Reis; Dra Felisbela Abreu.

12:30-13:00 – Avaliação de conhecimentos
Prof. Leonor Correia (FFUL) e Prof. Adelaide Fernandes

13:00-13:30 – Conclusões e encerramento.
Prof. Leonor Correia (FFUL)

>>Cartaz

Data limite inscrição: 30 de outubro 2022

Vagas:

• Mínimo para funcionamento: 20
  • Máximo para funcionamento: 32

Valor (Documentação, almoço e café incluídos):

-180 euros;

-160 euros (Farmacêuticos inscritos na OF);

– 60 euros (estudantes dos mestrados em ciências farmacêuticas e análises clínicas da FFUL).

Deverá fazer o registo no formulário online e, de seguida, enviar por email (naoconferentesgrau@ff.ulisboa.pt) o respetivo comprovativo de pagamento, efetuado por transferência bancária para o IBAN: PT50 0781 0112 0000 0004 5112 1, acompanhado do Formulário para Pedido de Faturação, devidamente preenchido, a fim de ser validada a inscrição.

Contacto

Informação relativa à organização do Curso, deverá contatar os Serviços Académicos: naoconferentesgrau@ff.ulisboa.pt

Informações de cariz científico da lecionação do curso, deverá contactar a Coordenadora do Curso, Professora Leonor Correia: mcorreia@ff.ulisboa.pt

Patrocínios