VIII CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO E ATUALIZAÇÃO EM ANÁLISES CLÍNICAS E GENÉTICA HUMANA- LABORATÓRIO DE BIOQUÍMICA CLÍNICA- Da colheita ao resultado e casos clínicos.

Objetivo

Os cursos pós-graduados de atualização em análises clínicas e genética humana pretendem aproximar a academia e a ciência ao exercício quotidiano da profissão, proporcionando aos participantes uma aprendizagem nas diferentes valências das análises clínicas e da genética humana, tais como a hematologia, a bioquímica, a microbiologia, a imunologia, a biologia molecular e a genética humana. Poderão conter componentes teóricas, teórico-práticas e laboratoriais, podendo ser presenciais, “online”, ou mistas. Estas formações, deverão permitir a aquisição de conhecimentos teóricos e laboratoriais, incluir apresentações de casos clínicos e espaços de discussão onde os profissionais possam trocar opiniões, expor problemas e tirar dúvidas, relacionadas com as matérias em estudo. Deverão ser multidisciplinares e abordar as diferentes áreas que integram o diagnóstico clínico e laboratorial e, também, as abordagens terapêuticas mais relacionadas com cada um dos temas. Para o efeito, será utilizada a tecnologia adequada a cada caso específico.
Os cursos são realizados com a colaboração do Colégio da Especialidade em Análises Clínicas e Genética Humana da Ordem dos Farmacêuticos (CEACGH-OF) e o apoio de diferentes instituições, de sociedades científicas e profissionais. São creditados pela Ordem dos Farmacêuticos ou têm o seu patrocínio científico.

Leonor Correia (FFUL e CEACGH-OF)

Cristina Marques (FFUL)

Jorge Queiroz (AQUALAB)

Destinatários

Profissionais de saúde das áreas de ciências farmacêuticas e, também, de medicina e outras profissões relacionadas com o diagnóstico e a saúde pública, interessados em melhorar o seu desempenho nestas matérias.

Local do Curso: Faculdade de Farmácia de Farmácia da Universidade de Lisboa

Sábado – 01/10/2022

9:00-9:30- Receção dos participantes. Entrega de documentação.

9:30-10:00- Abertura do curso e apresentação.
Prof. Leonor Correia, Prof Cristina Marques e Dr Jorge Queiroz

10:00-10:45- Importância da fase pré-analítica
Dra Cristina Cruz (SYNLAB)

Café 10:45-11:15

11:15-12:00- Diabetes Mellitus. Revisão de conceitos e discussão de casos clínicos.
Prof Maria João Silva

12:00-12:45- Alterações da função pancreática e do trato gastro-intestinal: Pancreatite aguda, intolerância à glucose, doença Celiaca.
Dr Jorge Queiroz (AQUALAB)

12:45-13:15- Função cardíaca. Marcadores de alteração do miocárdio e de insuficiência cardíaca.
Prof Cristina Marques (FFUL)

13:15-14:45 Almoço

14:45-15:30- Importância do controlo de qualidade
Dra Ana Paula Faria (INSA)?

15:30-16:00- Alteração do metabolismo do ferro, da vitamina B12 e dos folatos. Prof. Adelaide Fernandes (FFUL) 16:00-16:45- Doenças hepáticas
Prof Maria João Silva (FFUL)

16:45-17:30- Autoimunidade. Lúpus eritematoso disseminado e Hepatite autoimune Dr Jorge Queiroz (AQUALAB)

Café 17:30-18:00

18:00-18:30- Gamapatias monoclonais Dra. Alexandra Mendes (FFUL/ H.S.Francisco Xavier)

18:30-19:00- Avaliação de conhecimentos

19:00-19:30- Conclusões e encerramento.
Prof. Leonor Correia (FFUL)

>>Cartaz

Data limite inscrição: 27 de setembro 2022

Vagas:

• Mínimo para funcionamento: 50
  • Máximo para funcionamento: 120

Valor (Documentação, almoço e café incluídos):

-120 euros;

-100 euros (Farmacêuticos inscritos na OF);

– 50 euros (estudantes dos mestrados em ciências farmacêuticas e análises clínicas da FFUL).

Deverá fazer o registo no formulário online e de seguida enviar por email (naoconferentesgrau@ff.ulisboa.pt) o respetivo comprovativo de pagamento efetuado por transferência bancária para o IBAN: PT50 0781 0112 0000 0004 5112 1, devidamente identificado-projeto 208- a fim de ser validada a inscrição.

Contacto

Informação relativa à organização do Curso, deverá contatar os Serviços Académicos: naoconferentesgrau@ff.ulisboa.pt

Informações de cariz científico da lecionação do curso, deverá contactar a Coordenadora do Curso, Professora Leonor Correia: mcorreia@ff.ulisboa.pt

Patrocínios