Curso Pós-Graduado de Atualização de Ciências em Animais de Laboratório – Categoria B (3.ª edição) – Prático

Objetivos

Dar formação teórica e prática a profissionais que pretendam utilizar animais para fins experimentais e outros fins científicos, tal como é exigida por lei (Artigo n.º 31 do Decreto-Lei n.º 113/2013 de 7 de agosto; Diretiva 2010/63/UE do Parlamento Europeu e do Conselho de 22 de setembro de 2010). Este curso engloba os conteúdos necessários para obter creditação de investigador ou técnico de investigação pela Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) e segue diretrizes da Comissão Europeia referentes à formação em Ciências de Animais de Laboratório (FELASA categoria B).

Organização

Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa em parceria com a Sociedade Portuguesa de Ciências em Animais de Laboratório (SPCAL).

Destinatários

Este curso destina-se a estudantes pré ou pós-graduados que desejem solicitar acreditação para a categoria B da FELASA (Investigador ou Técnico de Investigação) à DGAV, mas também às pessoas que pretendam adquirir conhecimentos teóricos e práticos na área das Ciências de Animais de Laboratório.

Duração do curso: 22 horas (3 ECTS)

Este curso abrange temas referentes a ratos e murganhos.

• Aspetos éticos, práticos e legais na Experimentação Animal;
  • Métodos de avaliação do bem-estar animal, da dor e do stress;
  • Rações, transporte, acomodação e enriquecimento sócio-ambiental/ Rotinas de Biotério;
  • Manuseamento, contenção e identificação;
  • Administração de substâncias e colheita de amostras biológicas;
  • Anestesia, analgesia e eutanásia;
  • Princípios básicos da cirurgia e sutura (in vitro e ex-vivo);
  • Necrópsia.

Calendarização

Considerando a pandemia do COVID-19 e de forma a cumprir as orientações da Direção-Geral da Saúde, nomeadamente as limitações no que se refere ao número de alunos e formadores por área de laboratório, o curso prático irá realizar-se por etapas e por grupos, a partir de novembro de 2020.

A distribuição dos alunos pelos grupos dependerá da ordem de chegada da candidatura dos mesmos a este curso e, em caso de empate, será considerada a data de aprovação do curso teórico da presente edição.

Local do curso: Biotério da FFULisboa, Campus do Lumiar, Estrada do Paço do Lumiar, nº 22, Edifício F, Lisboa

Propinas

1. Para quem frequentou o Curso Teórico Online na FFULisboa:

Participantes Curso Prático (€)
Estudantes 175
Estudantes Externos* 200
Não Estudantes 225

* mediante apresentação do comprovativo de matrícula no ato da inscrição.

2. Para quem pretenda realizar apenas o Curso Prático
a): 325€

a) os candidatos serão admitidos neste curso de acordo com os seguintes critérios: análise curricular, a aprovação no curso teórico em experimentação animal (categoria B) e ordem de chegada das candidaturas.

Obs.: O pagamento só deverá ser efetuado por transferência bancária após instruções dos Serviços Académicos.

Candidatura

As inscrições para o Curso FFUL-SPCAL de Categoria B de Ciências em Animais de Laboratório são realizadas via Formulário Online, até ao dia 30 de setembro de 2020.

Vagas: limitado a 40 alunos (a coordenação deste curso reserva-se no direito de não realização do curso prático mediante número mínimo de alunos).

Critérios de seleção: os candidatos serão admitidos no curso de acordo com os seguintes critérios: análise curricular, aprovação em Curso Teórico em Experimentação Animal (Categoria B)* e ordem de chegada das candidaturas.

*A equivalência da frequência num Curso Teórico em Experimentação Animal (Categoria B) será sujeita a avaliação por parte da Coordenação deste curso.

Avaliação

Metodologias de Avaliação: verificação da execução dos procedimentos práticos, com mínimo de 90% de sucesso na realização destes procedimentos (60% da nota final) e um teste escrito (40% da nota final). Ambas as formas de avaliação são obrigatórias (procedimentos práticos e teste escrito). A falta da realização de uma destas avaliações implicará a reprovação ao curso prático. A presença às aulas é obrigatória para admissão a avaliação, havendo lugar ao registo da assiduidade, exigindo-se uma frequência de 100% das aulas práticas com animais e de 75% das outras aulas práticas deste módulo.

Data: a confirmar

Núcleo de Pós-Graduação: posgraduados@ff.ulisboa.pt