Curso não conferente de grau: Pathogen Multiomics and Bioinformatics 2022

Objetivo

O crescente acesso e disponibilidade de dados gerados por plataformas de Next Generation Sequencing tem vindo a permitir novas perspetivas acerca da patogenicidade, patofisiologia e disseminação de doenças de etiologia infeciosa. Tratando-se de um curso inicial de bioinformática aplicada ao estudo de diversos agentes patogénicos, incluindo a sua interação com o hospedeiro, o presente curso tem como principal objetivo abranger um amplo espectro de procedimentos analíticos que vão desde a introdução aos dados NGS, e respetivo controlo de qualidade, até aos estudos de associação genómica (Genome-Wide Association Studies) aplicados a diferentes agentes patogénicos. Pretende-se que através de uma abordagem essencialmente prática os participantes possam apreender os conceitos e fundamentos inerentes às diferentes fases analíticas. Tal, é fundamental para a interpretação dos vastos conjuntos de dados gerados por este tipo de plataformas e sua translação para informação relevante de um ponto de vista biológico e epidemiológico.

Metodologias de Ensino e Avaliação

O curso compreende uma componente de ensino teórico baseado na exposição teórica de conceitos, metodologias analíticas e diversas ferramentas de software que visam proporcionar aos estudantes uma sólida base teórica que sirva de suporte às competências e procedimentos analíticos a serem apreendidos. A componente prática do curso é consideravelmente mais extensa que a componente teórica e constitui a continuidade natural dos conhecimentos teóricos a serem transmitidos. Pretende-se com o ensino prático não só que os estudantes apreendam os fundamentos e processos analíticos necessários para traduzir os elevados volumes de dados obtidos por plataformas de caracterização genómica de última geração em dados biologicamente e epidemiologicamente relevantes, mas também a consolidação e sistematização dos conhecimentos teóricos e base de funcionamento do software utilizado.

Aprendizagem e as competências a adquirir pelo estudante:

O curso aqui proposto pretende proporcionar aos estudantes uma maior familiarização com as diversas tecnologias ómicas, com a terminologia bioinformática e ferramentas disponíveis e fundamentalmente, capacitar os participantes para conduzir e realizar a fase analítica associada a este tipo de dados. Especificamente, no final deste curso, os participantes deverão ser capazes de:

1. Compreender, interpretar e avaliar a qualidade inerente aos tipos e formatos de dados gerados pelas tecnologias ómicas de última geração;
  2. Mapear, identificar variantes e realizar a sua anotação funcional;
  3. Realizar a montagem genómica de novo, realizar uma análise comparativa e anotação genómica;
  4. Integrar dados obtidos em modelos filogenéticos com vista ao estudo da evolução e dispersão dos agentes patogénicos;
  5. Realizar análise transcriptómica e identificar expressão diferencial;
  6. Caracterizar amostras com vista à composição do microbioma e metagenoma;
  7. Compreender e realizar estudos de associação genómica.

Avaliação:

Não há avaliação, sendo emitido um certificado de participação.

Coordenação

João Perdigão, Investigador Júnior do Departamento de Farmácia, Farmacologia e Tecnologias da Saúde

Destinatários

Profissionais das áreas das ciências farmacêuticas, medicina, enfermagem, biologia e outras áreas relacionadas. Alunos de mestrado e investigadores doutorados a desenvolver trabalho em áreas afins.

Datas: 11 julho a 15 de julho 2022

Inscrições: até 04 de julho de 2022

Regime de estudo: O curso decorrerá em formato híbrido com possibilidade de participação presencial na FFUL ou, exclusivamente online em sessões síncronas.

Nº total horas: 22,5

Horário: 9h30 – 18h00

Programa do Curso Pathogen Multiomics and Bioinformatics

Inscrição

O registo para o Curso Pathogen Multiomics and Bioinformatics é realizado via Formulário Online, até ao dia 04 de julho de 2022.

As inscrições serão validadas por email e de seguida enviar por email (naoconferentesgrau@ff.ulisboa.pt) o respetivo comprovativo de pagamento efetuado por transferência bancária para o IBAN: PT50 0781 0112 0000 0004 5112 1, devidamente identificado, a fim de ser validada a inscrição.

Vagas:

• Nº mínimo: 6
  • Nº máximo: 30

Valor da inscrição: 200 €

Contacto

Informação relativa à organização do Curso, deverá contactar os Serviços Académicos: naoconferentesgrau@ff.ulisboa.pt

Informações de cariz científico da lecionação do curso, deverá contactar o Coordenador do Curso, Doutor João Perdigão (jperdigao@ff.ulisboa.pt)