Objetivo

O Curso de Verão: Sinalização de Riscos Alimentares e Recreativos, no Contexto Toxicológico tem como objetivo permitir uma melhor compreensão dos riscos resultantes de uma exposição a determinados agentes tóxicos, em diversos contextos de exposição.

Deste modo, pretende-se fornecer informação e incutir sentido crítico para interpretar o impacto que determinada exposição pode ter, aumentando assim o esclarecimento dos formandos nesta área da Toxicologia. Também se pretende dar informação sobre as várias ferramentas de controlo, tanto nacional como europeu, na ótica da segurança e minimização dos riscos.

Coordenadores:

Ana Cristina Ferreira da Conceição Ribeiro, Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa

Maria Luísa Lopes Maio Ribeiro de Andrade Mateus, Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa

Vanda Maria Falcão Espada Lopes de Andrade, iMed.ULisboa, Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa

Destinatários

Este curso destina-se a licenciados e estudantes do Ensino Superior que pretendam aprofundar o conhecimento relativo a efeitos da exposição a químicos.

Programa e Avaliação

Composto por um ensino interativo, em que se pretende que os participantes neste curso adquiram um conhecimento geral na área da Toxicologia, e mais importante, obtenham uma sensibilidade para os temas abordados, que são atuais e que se referem à exposição a agentes químicos aos quais podemos estar expostos nos mais diversos contextos apresentados.

PROGRAMA:

1. Conceitos básicos de toxicologia;
  2. Hábitos e riscos alimentares: exposição a toxinas de origem natural, nitratos e nitritos, resíduos de pesticidas, medicamentos de uso veterinário, metais pesados e químicos eternos;
  3. Hábitos e riscos recreativos resultantes da exposição a: álcool, tabaco e drogas de abuso.

AVALIAÇÃO:

A avaliação da frequência deste curso consiste na realização e submissão de um questionário de modo a demonstrar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso.

O presente curso confere 1 ECTS.

Inscrição e Horário

Candidaturas e Inscrição no Curso: de 26 de maio a 20 de junho de 2023

Data de Início e Conclusão do Curso: 12 de julho de 2023 a 15 de julho de 2023

O presente curso decorrerá em formato presencial nas instalações da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa.

Horário:

• 12 a 14 de julho de 2023: das 16:00h às 20:00h

Critérios de seleção e de seriação:

• Número mínimo de formandos para funcionamento: 5
  • Número máximo de formandos para funcionamento: 25

Os candidatos serão seriados de acordo com a ordem de inscrição no curso.

Documentos a anexar à candidatura: Curriculum Vitae

Valor da Inscrição:

• Licenciados/Profissionais: 100,00€
  • Estudantes do ensino superior: 70,00€

Seguro Escolar: 2.03€

Pela aplicação da alínea e) do ponto 2 do Artigo 42ª dos Estatutos da Universidade de Lisboa, e tendo em conta os termos da atribuição do financiamento PRR no âmbito do programa “Impulso Adultos”, a Unidade Orgânica responsável pela coordenação de cada curso pode atribuir prémios de desempenho escolar.

Candidatura

Acesso à Plataforma FenixEdu:

• Caso nunca tenha sido aluno da FFULisboa deve efetuar um pré-registo na Plataforma FenixEdu.
  • Se é ex-aluno da FFULisboa e já teve conta campus@ulisboa ou @edu.ulisboa.pt deve aceder à Plataforma FenixEdu e autenticar-se com os dados da sua conta.
    Caso tenha perdido o acesso à sua conta, pode recuperar a senha na área de utilizadores da ULisboa.
  • Se é ex-aluno da FFULisboa e nunca teve conta campus@ulisboa ou @edu.ulisboa.pt deve enviar um email para posgraduados@ff.ulisboa.pt indicando o nome completo e número de documento de identificação.

Na Plataforma FenixEdu:

• No separador “Candidato”, escolher o tipo de candidatura: “Cursos Não Conferentes Grau – 2022/2023”, selecionar o curso “Curso de Verão: Sinalização de Riscos Alimentares e Recreativos, no Contexto Toxicológico”.
  • Preencher o formulário online e anexar todos os documentos em formato digital.
  • Selecionar a opção “Submeter”.

Contacto

Informação relativa à organização do Curso, deverá contatar os Serviços Académicos: naoconferentesgrau@ff.ulisboa.pt

Informações de cariz científico da lecionação do curso, deverá contactar a Coordenação do Curso.

Apoios e Parceiros