Curso Avançado de Doutoramento: Novel challenges in Toxicology 2022

O Curso Avançado de Doutoramento “Novel challenges in Toxicology” da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL), a decorrer de 27 a 30 de setembro de 2022, pretende abordar conceitos-chave da área da Toxicologia, dando especial ênfase à sua aplicação nas diversas etapas da descoberta e desenvolvimento de novos fármacos. Este curso de formação avançada pretende ainda explorar todo um conjunto de novos desafios da Toxicologia no contexto das ciências biomédicas, na segurança de medicamentos, na aplicação de novas tecnologias e modelos in vitro e no impacto da toxicologia na Saúde.

Principais tópicos do programa:
1) Conceitos e desafios da toxicologia;
2) Tecnologias emergentes em toxicologia;
3) Impacto da Toxicologia na nova era.

Programa: https://www.ff.ulisboa.pt/wp-content/uploads/2022/06/programa.pdf

Esta formação será lecionada em inglês, decorrendo em regime misto (sessões presenciais e virtuais).

Estudantes do 1.º ano do Doutoramento em Farmácia da FFUL;
Estudantes de Doutoramento de outras Instituições de Ensino Superior;
Investigadores.

Coordenação de Curso

Joana Miranda, Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa

Nuno Oliveira, Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa

Inscrição e Emolumentos

As inscrições são realizadas pela Plataforma Fenix até 16 de setembro de 2022.

Manual de inscrição: (Portuguese or English)

• Inscrição com avaliação: 125€
  • nscrição sem avaliação: 100€

Este curso é gratuito para alunos do 1º ano de doutoramento da FFUL.

Contactos: doutoramentos@ff.ulisboa.pt

Avaliação

A avaliação do curso é válida apenas para os alunos inscritos no programa de doutoramento em Farmácia da FFUL e para os participantes que optaram pela modalidade “Inscrição com avaliação”. Consiste na preparação e apresentação de um projeto de investigação (limite de 6 páginas) sobre um tema relevante no âmbito da unidade curricular.

Os alunos devem ser agrupados em grupos interdisciplinares de 2 ou 3 alunos.
O projeto de investigação  deve ser estruturado para abordar uma questão de pesquisa inovadora da seguinte forma: i) Título; ii) O problema e a abordagem inovadora; iii) Plano e metodologia; iv) Resultados e impacto esperados.

O projeto será avaliado de acordo com os seguintes critérios e ponderação: a) Novidade e relevância (20%); b) Clareza e credibilidade da abordagem do tema/problema (20%); c) Aspetos multidisciplinares do plano de pesquisa (30%). Pares (15%) e autoavaliação (15%) também serão considerados. A avaliação por pares (15%) e a autoavaliação (15%) serão também consideradas.